quarta-feira, 24 de abril de 2013

Artigo sobre o uso das TIC na formação continuada no Acre

O Professor e o desafio do uso das tecnologias de informação e comunicação na formação continuada

Sandra Maria de Lima, sandramaria.lima@yahoo.com.br, Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE)

A formação continuada do professor, através da Educação a Distância, vem sendo desenvolvida em nosso país, desde a década de 90, sendo intensificada com a chegada da tecnologia na escola e expansão da internet. O propósito é o uso das novas tecnologias no ensino e aprendizagem, atualizando o professor, visando a melhoria da qualidade da educação pública. O curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, com carga horária de 100 horas, é uma iniciativa do governo federal. Sua implementação no Estado do Acre ocorreu através de convênio com a Secretaria de Estado de Educação, com as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). O curso oportuniza aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores momentos de reflexão sobre seu fazer pedagógico com o uso das tecnologias, planejamento de atividades práticas e busca da construção do conhecimento, através da análise da realidade, contextualização e novas aprendizagens. Nos anos de 2009 e 2010, acompanhamos a participação dos professores da rede pública de ensino na 1ª e 2ª oferta desse curso. Neste trabalho, a partir dos relatórios dos formadores, relataremos os desafios enfrentados no processo de formação, bem como as superações. A análise aponta para o fato de que o curso tem contribuído para a inclusão digital dos educadores e para a inserção das tecnologias na prática pedagógica.

Palavras Chave: Educação a Distância, tecnologias de informação e comunicação, formação continuada.

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