Anice Batista Brito
Francisco Valdemir Tavares da Silva
Maria Helena Cordeiro
Sandra Lima
Francisco Valdemir Tavares da Silva
Maria Helena Cordeiro
Sandra Lima
Resumo
Atualmente vive-se a chamada revolução tecnológica, a sociedade priorizando cada vez mais o domínio do saber tecnológico, tornando necessário que o cidadão comum tenha acesso a esse saber para que possa ser incorporado ao mundo do trabalho. Em relação aos jovens e adultos, a escola é o local onde isso será possível. As Novas Tecnologias devem ser incorporadas a essa modalidade de ensino para que os alunos de EJA possam ter acesso às várias opções pedagógicas que elas oferecem, seja no campo educacional seja no exercício de uma profissão. Entre os vários recursos midiáticos a serem utilizados em uma sala de Educação de Jovens e Adultos, o rádio se destaca dentre todos os outros, por ser um veículo que os alunos conhecem e com o qual têm uma grande simpatia. É através desta mídia que os alunos de diferentes níveis intelectuais, religiões e outras diferenças sociais, têm acesso à informação e ao entretenimento, podendo por essa razão, se constituir em um excelente recurso didático, pois é sem dúvida um veículo democrático, com função importante na transmissão de informações para esse público. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da utilização do rádio como opção pedagógica para professores de EJA, de forma que este estudo possa contribuir para um repensar crítico do educador dessa modalidade de ensino, fazendo-o refletir sobre sua responsabilidade para inserir o aluno de EJA na sociedade do conhecimento e da informação. Com este intuito, a presente pesquisa apresenta uma proposta de utilização do rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar fazendo uma abordagem didático-pedagógica desse recurso midiático nas diferentes áreas do conhecimento.
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos - EJA.;Tecnologia da Comunicação e Informação –
TICs; Aprendizagem; Rádio;
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