quarta-feira, 24 de abril de 2013

Artigo sobre a interação Unicamp e equipe do UCA Acre

Entre dizeres: a construção de um território comum para a formação de formadores

Fernanda Maria Pereira Freire1
1Núcleo de Informática Aplicada à Educação – Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP)
Campinas – SP – Brasil
ffreire@unicamp.br

Abstract. This paper presents and discusses two interaction's protocols that contribute to the construction between the team of Unicamp and the team of Acre state, UCA Program participants, of processes and strategies aiming training teachers and trainers. The first, used in early interactional processes, served to the (re) cognition of involved interlocutors with the intention of create ties that help sustain the training process. The second, used to guide the look of the trainer and the teacher in training, emphasizes methodological aspects of teaching and learning that must be considered when the laptop enters the classroom. Finally, the paper highlights the dialogic nature of the training process.

Resumo. O artigo apresenta e discute dois protocolos de interação que contribuiram para a construção conjuta entre a equipe Global da Unicamp e a equipe Local do estado do Acre,participantes do Programa UCA, de processos e estratégias voltados para a formação de formadores e de professores. O primeiro deles, utilizado nos processos interacionais iniciais, serviu para o (re)conhecimento dos interlocutores envolvidos no processo, visando o estabelecimento de laços que ajudam a sustentar o processo de formação. O segundo, utilizado para orientar o olhar do formador em formação e do professor em formação, destaca aspectos metodológicos e de ensino-aprendizagem que estão em jogo quando o laptop entra na sala de aula. Por fim, destaca-se o caráter dialógico do processo formativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário