quarta-feira, 24 de abril de 2013

Artigo sobre a formação continuada no Acre

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) n o Acre , d e 1999 a 2009: Avanços e Desafios n a Formação Continuada

Ana Cristina da Silva Farias [1] 
Gleice Maria de Oliveira Moreira [2] 
Maria Naderge do Nascimento [3] 
Sandra Maria de Lima [4] 
RESUMO 

Este artigo aborda os avanços e desafios na formação continuada para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas do estado do Acre (AC), em uma década, na perspectiva de promover reflexão crítica sobre oportunidades para aprendizagem, fomentadas pelos efeitos do desenvolvimento das ações de políticas públicas referentes às tecnologias digitais na educação acriana. A metodologia qualitativa utilizada envolveu a coleta de dados em documentos, entrevistas com os sujeitos que participaram da gestão em ações referentes à formação de professores para uso das TIC e revisão bibliográfica. A análise constata que o percurso estabelecido contribuiu para a ampliação de possibilidades de qualificação com implicações positivas em práticas pedagógicas nas escolas e que as T IC podem estar a serviço, cada vez mais, da formação continuada do quadro de profissionais da educação por meio d as facilidades dos recursos disponibilizados na E ducação a D istância (EaD) .
 
PALAVRAS-CHAVE
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) . Políticas Públicas. Formação Continuada. Escolas Públicas. Reflexão Crítica.

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