Ana Cristina da Silva Farias
[1]
Gleice Maria de Oliveira Moreira
[2]
Maria Naderge do Nascimento
[3]
Sandra Maria de Lima
[4]
RESUMO
Este artigo aborda os avanços e desafios na formação continuada para uso das
Tecnologias da
Informação e
Comunicação
(TIC)
nas escolas públicas do estado do
Acre
(AC),
em uma década, na perspectiva de promover reflexão crítica sobre
oportunidades para aprendizagem, fomentadas pelos efeitos do desenvolvimento
das ações de políticas públicas referentes às tecnologias digitais na educação
acriana.
A metodologia qualitativa utilizada envolveu a coleta de dados em
documentos, entrevistas com os sujeitos que participaram da gestão em ações
referentes à formação de professores para uso das TIC e revisão bibliográfica.
A
análise constata que o percurso estabelecido contribuiu para a ampliação de
possibilidades de qualificação com implicações positivas em práticas pedagógicas
nas escolas e que as T
IC
podem estar a serviço, cada vez mais, da formação
continuada do quadro de
profissionais
da educação
por meio d
as facilidades dos
recursos disponibilizados na
E
ducação a
D
istância
(EaD)
.
PALAVRAS-CHAVE
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) . Políticas Públicas. Formação Continuada. Escolas Públicas. Reflexão Crítica.
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