quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Homem e a Evolução Tecnológica

A história da aviação apresentada no vídeo "Do Sonho aos Ares", a partir do invento de Santos Dumont, tem uma perfeita relação com a evolução tecnológica como um todo e, como não poderia deixar de ser, com a informática. Sendo o homem um ser dinâmico por excelência, jamais irá deixar estacionar os processos tecnológicos, ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento das ciências e da cultura como um todo.
Pode-se dizer que a vida do homem moderno não pode estar dissociada da tecnologia, de modo especial a informática, que é um dos recursos mais recorrentes nos dias atuais nos diversos campos profissionais, pois ela já faz parte na nossa vida cotidiana.
Na área da educação, apesar de ainda haver uma certa resistência da parte de alguns, não dá mais para conceber um profissional sem um conhecimento mínimo de informática, podendo-se dizer que esse é um dos requisitos básicos inerentes ao ofício, tornando-se mesmo até uma exigência circunstancial, uma vez que as crianças de hoje, já na idade mais tenra, detêm algum conhecimento nessa área.
Nesse campo podemos destacar a internet, que é um grande facilitador à vida do educador, pois é um meio que dispomos para obter um grande leque de informações, de forma ágil e eficaz. Eu, particularmente, já lancei mão desse recurso diversas vezes para realizar pesquisas ao preparar minhas aulas. Num curto espaço de tempo foi-me possível ter acesso a diversos textos literários, de diferentes autores e, ainda a comentários estes e suas obras. A cada dia me convenço mais de que a informática é uma das tecnologias que pode fornecer muitos subsídios para o educador inovar e dinamizar seu trabalho.
Saliento aqui o que diz o professor Moran, a respeito do profissional da educação e sua postura diante do seu trabalho. Na educação costumamos apresentar propostas pedagógicas fechadas ou iguais para todos. Diante da diversidade de posturas profissionais e motivações diferentes dos profissionais, penso que seria interessante apresentar propostas pedagógicas com alguma flexibilidade:- para os mais previsíveis e motivados externamente, funciona mais criar conteúdos, roteiros detalhados de aprendizagem, atividades, avaliação (passo a passo). Precisam de materiais, livros, orientações específicas.- para os automotivados e proativos é mais importante mostrar possíveis caminhos, roteiros de aprendizagem diferenciados. O importante não é o conteúdo pronto, mas as dinâmicas, as atividades, as possibilidades de pesquisa, a criação de condições de aprendizagem (motivar, orientar...), a relação teoria-prática, os projetos. Na educação costumamos apresentar propostas pedagógicas fechadas ou iguais para todos. Diante da diversidade de posturas profissionais e motivações diferentes dos profissionais, penso que seria interessante apresentar propostas pedagógicas com alguma flexibilidade:- para os mais previsíveis e motivados externamente, funciona mais criar conteúdos, roteiros detalhados de aprendizagem, atividades, avaliação (passo a passo). Precisam de materiais, livros, orientações específicas.- para os automotivados e proativos é mais importante mostrar possíveis caminhos, roteiros de aprendizagem diferenciados. O importante não é o conteúdo pronto, mas as dinâmicas, as atividades, as possibilidades de pesquisa, a criação de condições de aprendizagem (motivar, orientar...), a relação teoria-prática, os projetos.
Professora Terezinha – Rio Branco – AC
Referência:
MORAN, José Manuel.Por que as mudanças são tão lentas na educação? Texto complementar aolivro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2008.
Disponível em:<http://www.eca.usp.br/prof/moran/lentas.htm>Acesso em: agosto/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário