terça-feira, 9 de junho de 2015

Oficina de Hagáquê

Nos dias 19 de maio  e 2 de junho, eu e a multiplicadora Lucilene, realizamos a oficina de HQ na escola de 1º ao 5º ano Ramona M.P. de Castro. O objetivo foi oferecer às professoras a oportunidade de conhecer o e utilizar o software  HagáQuê no computador explorando os seus recursos, para trabalhar a construção de histórias em quadrinho com seus alunos.
Difundidos em revistas e jornais, os quadrinhos se tornaram um dos mais importantes veículos de comunicação de massa e criaram linguagem própria, com uma série de signos inovadores, em grande parte incorporada posteriormente pelo cinema, pela televisão e pela publicidade. Dessa forma, a presente oficina se propõe a difundi o HagáQuê como sendo  um software educativo que pode ser utilizado como instrumento auxiliar no processo de alfabetização e de domínio da linguagem escrita, além, de facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos (HQs) por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.
Como uma das atividade realizadas durante a oficina apresentamos o vídeo abaixo para orientar a utilização do software.

Durante a oficina fizemos a sondagem com os professores sobre os conhecimentos de HQ, apresentamos o Software HagáQuê, orientamos os professores a inserir cenários, personagens, objetos, as onomatopeias,  escrever as falas dos personagens nos balões conforme seu significado, aprender a importar imagens do computador, salvar as produções feitas e publicar no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário