quinta-feira, 19 de maio de 2011

Projeto UCA - Módulo Web 2.0


Ontem, encerramos o Módulo Web 2.0 do projeto UCA, que teve início dia 30 de março do corrente ano, atendendo aos professores da Escola de zona rural de Rio Branco, Santiago Dantas. Os professores participaram de vários encontros presenciais, no NTE , porque a internet da escola é lenta, e no momento não atende a demanda do projeto UCA.
Para atender todos os professores da referida escola, disponibilizamos, a quarta-feira pela manhã e a tarde e segunda-feira à noite.
Durante os encontros discutimos sobre netiqueta, os professores criaram conta no gmail, enviaram e receberam mensagens.
Criamos um grupo de discussão para que os professores fizessem sua apresentação e discutissem sobre a tecnologia na sociedade atual.
Disponibilizamos os fóruns para discutir o uso pedagógico da lista de discussão e blog.
Os professores tiveram a oportunidade de criar um blog para divulgar o trabalho que estão realizando na escola, e principalmente, como estão utilizando os laptops com os alunos em sala de aula.
Em todos os encontros sempre debatíamos as temáticas que iriam ser desenvolvidas e realizamos estudo de texto.
Queremos parabenizar todos os professores e equipe gestora da escola pelo empenho para participar da formação do Projeto UCA. Apesar das muitas atividades, turnos de trabalho e corrida para outras escolas, encontraram tempo para estar presente nos encontros. Agradecemos todo esforço empreendido. Sabemos que não foi fácil, mas conseguimos vencer mais uma etapa. E temos outras pela frente. Aguardo todos no próximo módulo.
Acredito que tenham sido momentos de muitas aprendizagens e que o módulo web 2.0 ajudou os professores a refletir sobre o uso pedagógico das tecnologias na escola.
A lista de discussão e o blog podem ajudar os alunos a aprenderem de maneira mais autônoma e expressar seus próprios pontos de vista. O que você pensa sobre esta questão?

12 comentários:

  1. Querida Prof.Sandra, venho agradecer a atençaõ e a dedicação que nos foi oferecida durante esses meses em que estivemos juntos, sempre aprendendo e descobrindo maneiras de mediar melhor o aprendizado de nossos alunos.Minha expectativa é grande pra desenvolver trabalhos que envolvam nossas tecnologias buscando a participação e envolvimento de nossos alunos. Um Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Professora Sandra,
    Encerrando o estudo do 2º módulo deste curso, já superou minhas expectativas quanto ao aprendizado oferecido.O manuseio dessa ferramenta amplia minha prática pedagógica, oferecendo assim um norte para otimizar os planejamentos escolares com nossos professores.
    Espero poder continuar estudando neste curso para aprender a interagir no mundo digital, que hora me fascina.
    Abraços,
    Euda.

    ResponderExcluir
  3. Esporte é Vida.

    O aprendizado que até este 2º módulo obtive foi essencial para meu crescimento sobre tecnologia.Hoje, me sinto mais seguro para fazer uso desta ferramenta.

    ResponderExcluir
  4. Quero aqui dizer da minha enorme satisfação em ter podido ingressar nesse curso para o Projeto Uca, estou aprendendo muito, pois mesmo já tendo contato com computador aprendi coisas que não tinha despertado para aprender. Fazendo uma auto avaliação tenho que destacar que não tive tanto empenho como deveria, mas pretendo me organizar melhor para me aplicar mais. Parabenizo aqui essa professora/pessoa maravilhosa que é você Sandra, que ensina de forma clara e objetiva. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Apesar das dificuldades que tenho em frequentar o curso, em virtude do horário, é bastante gratificante e prazeroso está participando deste curso. Um aprendizado novo para mim, foi a criação do meu blog, que até então imaginei que fosse um serviço em que teríamos que parar valores em dinheiro para obtê-lo. É muito bom disponibilizar deste serviço na web.

    ResponderExcluir
  6. Professora Sandra
    Este curso de formação de professores, não podia ter tido mediadora melhor. Seu empenho foi o ponto positivo para que todos nós podéssemos concluir este módulo. Quanto aos pontos negativos, foi por motivo de saúde eu ter perdido os dois encontros. Mas como a senhora é muito competente, recuperei as informaçãoes perdidas.

    ResponderExcluir
  7. Após o encerramento do 2º módulo deste curso, posso afirmar que para mim, foi um sucesso poder utilizar as facilidades proporcionadas pelo uso do e-mail e do Blog. Esses mecanismos poderão fazer parte do cotidiano do professor e também do alunos, como uma maneira rápida e efizar de interagir.

    ResponderExcluir
  8. O curso de formação dos professores na área de informática, foi mais do que um sucesso, pois propocionou o uso do e-mail, do blog, entre outros mecanismos, que irão fazer parte da vida funcional do professor, e também no ensino-aprendizagem do aluno de forma rápida e eficaz.

    ResponderExcluir
  9. Queridos colegas...
    todos nós estamos de parabéns,tanto pela oportunidade de acesso a inclusão digital,quanto pela mediadora acolhedora, capaz de compartilhar os conhecimentos e também nos fazer alcançar níveis de conhecimento maiores!sou grata por tudo!

    ResponderExcluir
  10. Valdeci Falaaa...
    O curso dos professores foi e está sendo maravilhoso para todos nós que ao mesmo tempo passando mais saberes para os nossos alunos na prática utilizando a nova tecnologia pelo ouso do e-mail e do Blog.E como também de maneira mais eficaz e rápida para o mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  11. Tenho a imensa satisfação em dizer que este 2º módulo de formação do projeto UCA é de extrema importância para facilitar o contato com as novas tecnologias, bem como com as ferramentas disponíveis a nós professores como um todo. Só tenho a agradecer nossa querida instrutora e facilitadora Sandra Lima que sempre teve bastante dedicação e paciência para conosco neste período em que estivemos juntos... Espero contar com a participação dos colegas e também da professora Sandra para que essa nova etapa seja tão bem sucedida quanto foi a anterior.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do modulo passado enquanto eu estava vindo para o NTE, quando parei de participar do curso hoje estou encontrando muita dificudade em desenvolver minhas atividades nesse momento mais eu vou procurar melhorar.

    ResponderExcluir