O vídeo “Do Sonho aos Ares” retrata a vida de santos Dumont na criação e desenvolvimento da aviação, como também os processos de transformação que ela passou até os dias atuais, é possível perceber que essa construção do conhecimento foi demorado e fruto de varias tentativas. Assim como aviação os avanços tecnológicos (informática) ganhou proporções inesperadas, que nem mesmo a humanidade estava preparada, é tanto que, parte da sociedade não tem acesso a tais tecnologias.
Hoje há uma certa preocupação da sociedade em democratizá-las, através da inclusão, onde todos possam ter acesso a essas ferramentas. Tais tecnologias têm alterado o comportamento da humanidade como: agilidade dos meios de comunicações, mudanças nos relacionamentos interpessoais, o surgimento de novos postos de trabalho e mudanças de hábitos e atitudes. Para a educação o uso da informática tornou-se indispensável, principalmente a internet, esse instrumento de pesquisa tem auxiliado os docentes em suas práticas em sala de aula.
Diante de tanta tecnologia, será que a educação tem acompanhado esses avanços? A escola tem preparado os alunos para lidar com essas ferramentas? Os professores sabem usá-las? De acordo com José Manoel Moran no texto ''A Escola que Desejamos e Seus Desafios” existe uma grande distância entre o que está sendo ensinado na escola com as necessidade do mundo. ''Há um descompasso crescente entre os modelos tradicionais de ensino e as novas possibilidades que a sociedade já desenvolve informalmente e que as tecnologias atuais permitem”. Ainda segundo Moran para reverte essa realidade a escola necessita de gestores e professores bem preparados competentes , comprometidos e inovadores.
Professor Osleno Freitas-Rio Branco-AC
Referência:
MORAN, José Manuel. A Escola que Desejamos e Seus Desafios. Disponível em<: http://www.eca.usp.br/prof/moran/escola.htm> Acesso em:11/11/2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário