quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Texto do vídeo “Dos Sonhos aos ares”

O homem sempre foi movido por superar o insuperável e criar coisas impossíveis. A busca de novas maneiras de se relacionar com o maior número de pessoas e com isso passar idéias e projetos para “beneficio do ser humano” foi e é o combustível que move a mente humana. Vemos através da historia que o homem foi capaz de criar coisas fantásticas, mais nem todas usadas de forma adequada, ou seja, com a preocupação em cada vez mais criar, o homem muitas vezes torna-se quase que um irracional.
Por meio de suas criações conseguiu agredir o planeta, “sua casa”. Usando sua magnífica criatividade para criar meios de destruição em massa, poluindo. Pois não repensando forma de cuidar dos lixos produzidos através de suas criações, não se importando com a sua imensa agressão ao meio ambiente, também, não tentando usar suas maravilhosas invenções para corrigir a grande lacuna que existe entre o poder sócio-econômico entre pessoas membros de uma mesma sociedade organizada, onde poucos detém muitos poderes e riquezas e muitos passam todo tipo de privações em um mundo tão rico como o nosso de recursos naturais. Com isso vemos que a evolução tecnológica mesmo não querendo torna-se mais um dos meios de exclusão social porque a maioria das pessoas não terá acesso a esta magnífica ferramenta do novo século.
A informática com certeza irá colocar uma marca entre o antes e o depois que eu estiver familiarizado com tais ferramentas que a mesma me proporciona, irá ser um recurso didático de suma importância no meu fazer pedagógico diário, tornando assim minhas aulas mais dinâmicas e criativas, com isso mais atrativo e proveitoso no tocante ao conteúdo e assimilação dos educandos. E o acesso a internet torna-se indispensável, para pesquisas de inúmeros subsídios para a realização das aulas propostas com sucesso.
"Por que as mudanças são tão lentas na educação? Por que numa época de grandes mudanças sociais, elas acontecem de forma tão lenta na educação? Por que profissionais inteligentes se acomodam em rotinas, em modelos repetitivos, que muitas vezes causam pouca realização pessoal, profissional e econômica? Sem dúvida a educação depende de melhores condições de formação, remuneração e valorização profissional. Mas quando observamos instituições educacionais públicas e privadas de renome e que possuem relativamente boas condições de trabalho, ainda assim os resultados são muito inferiores ao desejável. Por que profissionais educacionais bem preparados demoram a executar mudanças pedagógicas e gerenciais necessárias?"

Referência:

MORAN, José Manuel. Por que as mudanças são tão lentas na educação?Texto complementar ao livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2008. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/lentas.htm> Acesso em: junho/2009.

Professor Paulo Henrique Simplício-Epitaciolândia-AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário