quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Educação e Sociedade

A escola faz parte da sociedade. A sociedade é influenciada pela escola e esta é retrato do meio social. Todos convivem na sociedade e se comportam de maneiras diferentes. Grupos sociais se definem por categorias discriminadas por poder aquisitivo, hábitos, religiões, conceitos, princípios, dogmas, valores, etc.
Observa-se que o ser humano é por si só um ser social, que por sua vez está em constante busca da felicidade. A felicidade se traduz em meios confortáveis de vida – casa, alimentos, transporte e outros itens necessários a sobrevivência. Sobreviver não é o bastante, é preciso viver bem. Viver bem e sempre melhor que o outro – a melhor casa, o melhor carro, o melhor restaurante, o melhor hotel, a melhor viagem, enfim. Busca-se sempre uma vida melhor.
Esse é o princípio de toda sociedade capitalista, sob conceitos globalizados. Todos socializam da mesma filosofia – lutar por uma vida melhor. Competição, concorrência, conflitos, distúrbios, pressões e uma série de características intrínsecas, moldam o indivíduo social. A escola é a grande artista responsável pela formação dessa moldura – o cidadão.
É por tudo isso que a cada dia, conceitos estão sendo trabalhados na escola. Busca-se o reflexo da sociedade na sala de aula, para que se possa intervir nessa dinâmica. Ao intervir na formação de pensamentos, na criação de opiniões, no direcionamento de visões de futuro, a escola determina os próximos dias do meio em que está inserida. É por isso que a família, a igreja, o clube social e todos os demais componentes que fazem a sociedade vão até a escola. Porque a escola - o fator educação - é o grande elo de intercessão, onde todos: o médico, o advogado, o juiz, o policial são formados e tanto deixam quanto levam um pouquinho de si e da escola para a sociedade.
Diante disso, a busca incessante pela educação inovadora, que visa a melhoria de vida e de melhores dias a humanidade, com bem estar, acesso livre a informação e a garantia dos direitos fundamentais do cidadão é produto de luxo na sociedade. Escolas que conferem aos alunos muito mais que conteúdos programáticos tradicionais e elevam as capacidades de competição, com diferencial interessante para a sociedade são mais procuradas e conseqüentemente melhor reconhecidas em caráter econômico, ambiental e social.
Professora Maria José - Epitaciolândia-AC
Referência:
Essa é uma reflexão baseada a partir da mensagem exposta pelos filmes “Ilha das Flores” e “Santos Dumont e seus inventos” no CD do curso Introdução a Educação Digital e pelo texto “Educação para uma vida melhor” Disponível em: HTTP://www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em 17 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário