terça-feira, 6 de outubro de 2009

“Do sonho aos ares.”

Quando olhamos para o céu e vemos aviões sobrevoarem os ares, raramente pensamos como tudo isso começou. Leonardo da Vinci, Thomas Edison, Albert Einstein e Santos Dumont, foram homens modernos para a sua época, homens de tecnologia, homens de visão.
A cada dia que passa, o homem tem se superado. Antes era apenas uma pequena lâmpada, hoje cidade são iluminadas. Antes maquinas de datilografia, hoje computador e internet.
Nossas vidas já não são mais as mesmas. Vivemos cercados de tecnologia. Tudo que olhamos, tocamos, e sentimos tem tecnologia.
Não faz muito tempo, quando para se redigir um texto, era difícil corrigir os erros, hoje quando cometemos algum erro de digitação é só apagar a palavra, sem muitos sacrifícios. Quando necessitávamos de alguma informação era necessário dispor de um tempo, hoje em questões de segundo obtemos informações de lugares longínquos.
Muitos profissionais já não necessitam sair de seus lares para trabalhar, tudo pode ser feito em casa, de forma segura e eficiente.
Hoje a minha vida fica difícil sem o acesso a internet, eu a uso em diversos aspectos de minha vida. No trabalho a uso para fazer os planos de aula, receber e enviar relatórios. No pessoal utilizo constantemente para falar com minha família que mora em outros estados e a até mesmo em outro país.
O texto, “Modificar a forma de ensinar” extraído do site, relata a experiência produtiva de uma professora com seus alunos. Esta professora procura equilibrar planejamento e a criatividade, respeitando as diferenças que contribuem para o mesmo objetivo. Lembrando que o papel do professor é ajudar o aluno a interpretar os dados, relacionando-os e contextualizando. A tecnologia pode trazer hoje dados, imagens, resumos de formas rápida e atraente, assim a aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor.

Professora: Ana Cristina da Silva Costa Moreira-Escola Brasil Bolívia - Epitaciolandia-AC
Referência:
MORAN, José Manuel. Modificar a Forma de Ensinar.Este texto faz parte do livro A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá . Papirus, 2007, p. 30-32. Disponível em:< http://www.eca.usp.br/prof/moran/modificar.htm> Acesso em: junho/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário