A internet é uma fonte, praticamente, inesgotável de informações. Nela as pessoas buscam entretenimento, relacionamentos, estudam, conversam, trocam mensagens, compram, vendem e etc. No entanto, a internet não tem sido utilizada somente para coisas boas, tem muita gente que está utilizando para roubar senhas de bancos, pornografia, pirataria, contrabando, notícias falsas, pedofilia, racismo e apologia a todo tipo de crime.
Como os conteúdos são apresentados de forma tão livre, pois qualquer um tem acesso, é importante que pais e professores orientem as crianças e jovens para o uso adequado da internet.
O problema não está apenas no acesso a conteúdos que não contribuem para a construção do conhecimento das crianças e jovens, mas eles, e nós também, estamos expostos ao ataque de vírus que podem causar muitos transtornos.
Existem alguns cuidados que podemos ter para evitar que os vírus lançados na internet venham infectar o computador. Quando fizer uso de msn, orkut, e-mail ou outro mensageiro instantâneo, não aceitar arquivos ou mensagens de pessoas estranhas. Procurar utilizar um bom anti vírus, sempre atualizado, para verificar todo e qualquer arquivo ou software obtido através do programa de troca de mensagens, mesmo que venha de pessoas conhecidas. Elaborar uma senha que contenha no mínimo oito dígitos e seja formada por números, letras e símbolos. Assim como na vida real, não conversar com pessoas estranhas também vale para a internet. Caso, a criança ou jovem queira marcar encontro com alguém que conheceu na internet é bom que seja em local público e conte com a companhia de um amigo, parente ou alguém que possa ajudá-lo se necessário.
A internet é realmente um meio fabuloso para obter conhecimento, mas como tudo na vida tem o lado negro da força, ela também tem aspectos negativos. O bom é que as pessoas possam desfrutar de seus inúmeros recursos, mas com criticidade, Temos que ser livres para discernir o que pode ser bom para a gente, o que pode nos prejudicar. E como dizia minha sábia vó, tudo na vida demais é veneno, assim, devemos ter critérios para usar, um deles é a quantidade de tempo que passamos on line. É ótimo interagir no virtual, mas melhor ainda é bater um bom papo com alguém olhos nos olhos, rir sem emoticons, ouvir nossa voz misturada com a dos nossos interlocutores ao vivo e em cores.
ResponderExcluirEnfim, vamos aproveitar a internet, mas sem deixar de lado as outras coisas boas da vida: livro, TV, filmes, jornais diários locais, namoro, etc, etc, etc.
Parabéns pelo espaço.
[]s,
Gleice